A conversa com José Eduardo Silva foi conduzida por Manuel Bogalheiro, a convite dos editores, a propósito do número da Interact dedicado ao pensamento de Bernard Stiegler. A estrutura da conversa teve como ponto de partida o projecto artístico concebido por José Eduardo Silva, “(Des)Individuação: (Des)Concerto para Bernard Stiegler”, apresentado em 2016 e produzido pelo Teatro do Frio. A conversa visa evocar alguns dos conceitos principais do pensador francês, bem como compreender o seu lugar na cultura contemporânea.
José Eduardo Silva é artista performativo, actor, realizador, investigador e professor assistente de teatro. Licenciado em Estudos Teatrais pela Escola Superior de Música e Artes Performativas do Instituto Politécnico do Porto (ESMAE – IPP) e doutorado em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). Entre as suas obras, incluem-se “Eis o Homem – a partir Ecce Homo de Nietzsche” (Casa das Artes de Famalicão/TNSJ, 2013/2015); “(Des)Individuação: (Des)Concerto para Bernard Stiegler” (TeCA, 2016); e “O Outro de Nós” (CCVF, 2018). Entre 2015 e 2019, conduziu um projecto de investigação de pós-doutoramento, com uma bolsa atribuída pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), cruzando áreas das artes performativas, teatro, desenvolvimento psicológico, educação e intervenção comunitária.
Manuel Bogalheiro (1987) é professor na Faculdade de Comunicação, Artes, Arquitectura e Tecnologias da Informação da Universidade Lusófona do Porto, na qual é co-coordenador do Doutoramento em Arte dos Media. É doutorado em Ciências da Comunicação, especialidade de Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias (FCSH-UNL), com uma tese intitulada Materialidade e Tecnicidade: investigação sobre a objectualidade técnica, tendo sido bolseiro FCT. É investigador integrado no Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias (CICANT), membro do comité científico do projecto europeu financiado “CA2RE+ Collective Evaluation of Design Driven Doctoral Training” e é o representante dos jovens investigadores da secção de Filosofia da Comunicação da European Communication Research and Education Association (ECREA).
Investiga e publica nas áreas da filosofia da técnica, da teoria dos media e da cultura. Recentemente, editou e coordenou os volumes Crítica das Mediações Totais – Perspectivas Expandidas dos Media (Documenta, 2021) e, com Isabel Babo e João Sousa Cardoso, Expressões Visuais Disruptivas no Espaço Público (Edições Lusófonas/CICANT, 2021)