Instagram, autorrepresentação e controlo: entrevista a Sofia Caldeira

Sofia Caldeira é investigadora Auxiliar de Doutoramento no CICANT (Universidade Lusófona de Lisboa), é doutorada em Ciências da Comunicação pela Universidade de Ghent, Bélgica (2020), financiada pela Fundação Portuguesa para a Ciência e Tecnologia. A sua pesquisa concentra-se, essencialmente, em redes sociais, práticas de autorrepresentação, políticas de representação de género, estética do quotidiano e estudos de media feministas. O seu trabalho tem sido publicado em revistas como Social Media + Society, Feminist Media Studies e Information Communication & Society.

Atualmente, é a Young Scholar Representative da secção de Cultura Digital e Comunicação ECREA. Vencedora de uma Bolsa Marie Curie, em setembro próximo dará continuidade à sua investigação sobre representações feministas no Instagram e as suas implicações num universo de crescente polarização política.

Nesta entrevista, a investigadora partilha a sua visão sobre temas como autorrepresentação e controlo no universo digital. No contexto pandémico, observou as representações do universo doméstico e experiências de confinamento que se mostraram bastante diversificadas tanto no conteúdo quanto no grau de esteticização, especialmente quando comparadas com os conteúdos até então dominantes numa rede altamente visual como o Instagram.

Entrevista concebida por João Carlos Martins e Ivone Ferreira. Conduzida e registada por João Carlos Martins. Editada por Melissa Pio.

JCM: Em termos gerais, como aborda a ideia de autorrepresentação digital no seu trabalho?

 

JCM: No universo Instagram, como se concilia a estética com a autenticidade?

 

JCM: A estética é um hot issue para as entidades financiadoras?

 

JCM: No universo digital há menos espaço para o controlo?

 

JCM: Em que modalidade é feito o contacto por parte dos públicos? Sente que estão mais à vontade para a contactar?

 

JCM: Quais as principais observações no fenómeno durante o intervalo pandémico, especialmente durante os períodos de confinamento?

 

JCM: Em que consiste o trabalho que está a desenvolver, na sequência da atribuição da bolsa Marie Curie?