Para a secção entrevistas do número #35 da INTERACT – “Objetos encontrados como prática de pesquisa”, convidámos os integrantes do projeto Cozinha Comum, situado em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. A partir desse diálogo, pretendemos recuperar o histórico do coletivo, sua atuação política na cidade e as formas de encontro com os objetos que (re)articulam o fazer cotidiano dessa cozinha ativa dentro do Espaço Comum Luiz Estrela.
Após elaborada uma série de perguntas pelas editoras desse número da revista, e tirando proveito das possibilidades dos encontros virtuais, Jon Olier, Laís Velloso e Silvia Herval reuniram-se. Nessa ocasião, foi possível responder às questões, contextualizando as narrativas através de imagens fotográficas do espaço e documentação em vídeo realizados pelos próprios integrantes.
Por fim, o trabalho de montagem e edição ficou a cargo de Maura Grimaldi e Ana Gandum.
A Cozinha Comum é construída através da ação coletiva e funciona como elemento de integração e confluência espacial e afetiva do Espaço Comum Luiz Estrela (Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil). É ali que semanalmente um grupo se encontra para o preparo de refeições, compartilhamento de saberes, pesquisa e criação culinária a partir dos ingredientes oferecidos por cada um que chega, buscando uma relação mais saudável com o alimento baseada no saber popular. Cotidianamente, acolhe também os preparos para almoços de mutirão, lanches da tarde, reuniões de núcleos e assembleias e está aberta para novas propostas de ocupação e usos. Os artistas, pesquisadores e cozinheiros Jon Olier, Laís Velloso e Silvia Herval perseguem as linguagens da montagem, instalação, literatura, performance e cenografia como suportes para a dinamização e problematização dos atravessamentos políticos e sensibilização a partir e junto da comida e da alimentação. Neste espaço, ativam e propõem perfomances e atividades formativas por meio da culinária e da arte.
Jon Olier é arquiteto e urbanista pela PUC Minas com bolsa Capes de graduação sanduíche pela Unifi, Itália. Atualmente é mestrando no Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFMG; pesquisador integrante do Grupo de Pesquisa Laboratório Interpretar Arquitetura – LIA (EA/UFMG/CNPQ); integrante do Grupo de Conversas Sobre o Alimento Saliva; cozinheiro pesquisador na Cozinha Comum.
Laís Velloso é Graduada em Letras, pela UFMG, 2014. Mestre em Políticas do Contemporâneo, 2016, pelo PósLit/UFMG, com a dissertação “A segunda língua: por uma leitura de paladar em Italo Calvino”. Intercambista pelo Programa Minas Mundi na Università di Bologna (Itália), 2012. Formada no curso de Cozinheiro Técnico pelo Senac Minas, 2006. Escritora e artista alimentar, idealizadora do projeto A estamparia. Co-fundadora do Grupo Saliva, cozinheira pesquisadora na Cozinha Comum.
Silvia Herval é arquiteta e urbanista graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais, em 1996. Formada no curso de Cozinheiro Técnico pelo Senac Minas, 2003. Artista e Pesquisadora autônoma de práticas e culturas da alimentação, produz festas, comidas, jardins comestíveis e intervenções artísticas. Artivista no Espaço Comum Luiz Estrela, desde sua fundação em 2013. Cozinheira pesquisadora na Cozinha Comum.