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  «Sous la plage, le pavé»

  Reflexões a propósito de «St. Frigo» de Jimmie Durham

  [ José A. Bragança de Miranda ]

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Pedras frutos simulacros

 

Numa instalação recente intitulada Still Life with Archietctural Elements (2000) exposta na Fundição de Oeiras, e executada em Portugal, Jimmie Durham dá um novo passo na sua crítica da petrificação. A instalação consta de dois elementos: 1) um vídeo que regista a queda de pedras de vários tamanhos sobre frutos de tamanhos similares, e que são destruídos pelas pedras; 2) as pedras lançadas sobre os frutos são pintadas, em cores similares aos frutos que destruíram, e colocadas sobre uma mesa. A mesa e o vídeo estão separados por uma esquina, que ambas ladeiam. Encontramos aqui vários dos elementos que já analisámos, apresentados, todavia, numa faceta distinta. Agora é a velha tradição pictórica da still life que é visada, pondo-se em cena, por outras vertentes, o conflito entre arte e vida. Mas, numa atitude nitidamente pós-vanguardista, a arte já não pode salvar a vida, nem fundir-se com ela. Ao invés, ela ameaça a vida, nomeadamente pela sua cumplicidade com a mathesis arquitectural e toda a «petrificação» da forma que ela implica. No entanto, a pedra-em-imagem, e a pedra pintada, se estão em concorrência com a vida, num gesto mais radical tais «imagens» libertam-na da sua pesadez absoluta, que Hans Blumenberg denominou por «absolutismo do real». Irresistivelmente veio-me à memória a frase de Mallarmé que prescreve à arte o imperativo «d'arracher un simulacre au sol».


Ver More Works about Buildings and Food, exposição comissariada por Pedro Lapa na Fundição de Oeiras, Hangar K7 (17 Novembro 2000 - 31 de Janeiro 2001).